Treinamento para Atores/Bailarinos
header formation 2011 fr

in English     en Français
A Via do Corpo – formação, pesquisa e criação
Início do projeto : 5 de setembro de 2011

Inscrições :
A Cie Pas de Dieux está muito contente de apresentar a seleção de atores/bailarinos do projeto A Via do Corpo. Parabéns!!

Seleção 2011

...........................

O projeto
A Via do Corpo é fruto de 20 anos de experiência no domínio do teatro (formação, pesquisas universitárias, ensino e criação artística). Ele se concentra no encontro de duas técnicas contemporâneas do trabalho do ator/bailarino: as pesquisas da organicidade desenvolvidas, primeiro por Jerzy Grotowski, depois Eugenio Barba e seus colaboradores (Antropologia Teatral) e a Mímica Corporal de Etienne Decroux. Essas técnicas se encontram porque ambas buscam desenvolver no ator/bailarino o sentido de sua presença cênica e sua autonomia como criador.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Os exercícios do processo orgânico liberam o fluxo energético no nível da coluna vertebral, o qual se propaga além do corpo físico. O ator/bailarino desenvolve então a concentração e identifica seus centros físico, emocional e mental. Ao invés de procurar ser expressivo, o ator/bailarino mergulha num processo orgânico, que terá como resultado uma expressão artística. Os movimentos corporais serão o resultado das impulsões que nascem no interior do corpo e se expandem por este.

Na prática do Mímica Corporal, o ator/bailarino descobre a possibilidade de criar composições pessoais em isolando as diferentes partes do corpo, em controlando o trabalho das articulações, em jogando com as diferentes velocidades, resistências e desenhos do movimento corporal.

O jogo e o prazer de jogar, a improvisação feita de escuta e de troca, os exercícios com abjetos, as máscaras, a acrobacia, o trabalho de voz e os exercícios de atenção e de despertar interior também fazem parte do nosso trabalho de formação, investigação e criação.

Nosso projeto, A Via do Corpo, busca conduzir os atores/bailarinos ao caminho do conhecimento de si mesmo, a fim de favorecer a exploração de novas Vias do Corpo por meio da escuta das impulsões, do abandono de comportamentos estereotipados e sistemáticos, da descoberta e do respeito da organicidade genuína do corpo. Um trabalho corporal feito com atenção e sensibilidade permitirá ao ator/bailarino desenvolver uma linguagem original capaz de falar a muitos e cultivar a disponibilidade a si mesmo e aos outros – uma necessidade constante na formação de artistas do palco de todas as épocas e culturas.